Impactos ambientais causados pela construção da usina de Belo Monte, por Alexsandro



                          
  No estado do Pará, nordeste brasileiro, está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, que será a 3 maior usina do mundo. A hidrelétrica começou a ser construída em 2011 e tem previsão de conclusão para janeiro de 2015. A construção da usina divide ambientalistas e especialistas devido aos inúmeros impactos ambientais e socieconômicos que ela causará.

Artistas dse unem para dizer não à usina de belo monte.
    A usina quando concluída drenará água do rio Xingu podendo causar uma seca grave no rio. A construção da usina é vítima de vários protestos de pessoas contrárias a construção. Recentemente atristas postaram vídeos na internet  nos quais manisfestam-se contrários à construção.
  Os aspectos positivos da construção são: geração de eletricidade para 60 milhões de pessoas, a poluição causada pelo funcionamento da usina seria inferior a que é causa pelas usinas termoelétricas, os gastos com a construção de tal usina são pequenos.
Manisfestantes fazem protestos contrários a construção.
    Os aspectos negativos da construção são: uma área inteira de milhares de hectares serão desmatados para dar lugar a usina, mais de 6000 famílias serão retiradas da área e realocadas, mais de 400 espécies de aves e 250 espécies de mamíferos perderão seu habitat natural, o reservatório da usina alagará toda uma área, vários índios terão seus territórios invadidos pela construção.
Os índios terão seus territórios invadidos com a construção.
  Os aspectos positivos são facilmente superados pelos aspectos negativos, como listramos acima. No entanto, a necessidade energética que se verifica no país é causada pelo aumento populacional e mais usinas terão que ser construídas para gerar energia para todo esse contingente populacional.
  Investir em energia oriunda de fontes renováveis e limpas é uma das soluções propostas por muitos para minimizar os efeitos causados pelas usinas em funcionamento, mas a energia proveniente dos renováveis chega a ser 9 vezes mais cara que a produzida a partir da água. Sendo assim a utilização dos renováveis como fonte energética ficará para um futuro mia distante.
           Manifestações contrárias a construção. 
                           

                            

                          

Alexsandro.

Post Relacionados

Impactos ambientais causados pela construção da usina de Belo Monte, por Alexsandro Alex Silva Rating: 5 sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Nenhum comentário: