SER SUSTENTÁVEL É ...

     Como viver de forma sustentável sem    agredir o meio ambiente :
-  Economizar água .
  Diariamente nos deparamos com notícias sobre a pior  seca dos últimos  37 anos que se instalou sobre o nordeste  e que castiga inúmeras regiões nordestinas, noticias como essa nos fazer perceber como a água tem se tornado cada vez mais escassa  e de difícil acesso principalmente a população pobre . Economizar água não é apenas uma formar de economizar dinheiro , mas sim uma forma de diminuir os efeitos causados pela escassez desse bem cada vez mais precioso ``. . São ações simples de todo nós que permitiram que esse bem fundamental não se torne um líquido escasso , são elas :
  reduzar o tempo do banho , um banho de 5 minutos gasta 60 litros de água  ,  quando estiver se ensaboando desligue o chuveiro , aproveito a hora do banho para fazer xixi , aproveite a água das chuvas para molhar as plantas , não lave sua calçada com mangueira utilize baldes com água , assim você gera uma grande economia de água que no final do mês se refletirá em sua conta d´água , que tende a ficar mais barata . 
                       - Economizar luz 
  Somente a partir do momento em que houve uma queda gradativa no consumo de energia elétrica a demanda pela construção de novas usinas de energia tende a diminuir na mesma porpoção .
 O crescimento populacional nas últimas acarretou uma demanda maior de energia életrica já que no mundo existe mais de 8 bilhões de pessoas . Como consequência da construção dessas novas usinas  podemos destacar : o alagamento de gigantescas regiões , além da derrubada de várias árvores para abrir caminho para as novas usinas de energia que contribuíram com a destruição do nosso planeta , lançado resíduos nocivos a natureza . Você economizar energia életrica utilizando lâmpadas florescentes ao invés das tradicionais lâmpadas incandecentes que são constrítuidas de materias como o Mércurio e metais pesados que poluem o solo . Por um lados as lâmpadas florescentes são mais caras que as lâmpadas comuns mais por outro lado consomem 80% menos energia que as lâmpadas tradicionais tornando se viáveis economicamente .
     - Utilizer o transporte coletivo ou a bicicleta 

  Opeter pela utilização do  transporte coletivo  , deixando sempre que possível seu carro na garagem . Os veículos são responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes que tanto contribuem para o agravamento do aquecimento global e efeito estufa e ainda agrem prejudicando a qualidade do ar que respiramos . Utilize também a bicicleta para passear e fazer pequenos trájetos , assim sem a utilização do automovéis  , além de ser mante  saúdavel fazendo exercícios você contribui não poluindo o meio ambiente e não contribuindo para o consgestionamento no trânsito das grandes metrópoles .  
             - Utilizer menos papel 
 Utilize papel somente para o que for necessário , evitando assim o gasto desnecessário . Sempre dê preferência a utilização de papel reciclado . Quanto menos papel for usado menor será o número de árvores desmatadas . As árvores são muito importantes já que retiram grande parte do CO2 da atmosfera .
             - Recicle seu lixo 

A sociedade consumista  brasileira é responsável pela produção de toneladas de lixo diariamente . Umas das soluções para esse problema é a reciclagem ( processo pelo qual determinados objetos como garrafas PTES , vidros , enlatados de metal , caixas de papelão passam por transformações para virarem objetos úteis as nossas vidas  ), esses materiais como papel , plásticos , vidros e metais , quando não tem destino certo demoram anos para se decompor, isto é , sumir . Promova a coleta seletiva . E todos materias recicláveis que você tiver na sua casa dê para cooperativas que trabalham nessa aréa , assim você contribui aumentando a oferta de emprego aos catadores e dar um destino cetro a materias e demoraria anos para se decompor em lixões .
       - Use sacolas reutilizavéis 

Quando estiver fazendo suas compras , utilize sempre sacolas oxibiodegradáveis que demorão aproximadamente 18 meses para se decompor  , ao invés das demais sacolas plásticas que demoram até 400 anos para se decompor .

Reações:

Post Relacionados

SER SUSTENTÁVEL É ... Alex Silva Rating: 5 sábado, 25 de maio de 2013

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog precisamos conquistar muitos corações e mentes para atitudes sustentáveis.

    ResponderExcluir