fontes alternativas de energia , possiveis soluções para o gasto desmasiado de energia elétrica.

  Grande parte da energia elétrica que utilizamos em nosso dia-a-dia , é proveniente do petróleo , carvão mineral , gás natural e urânio , que além de serem fontes energéticas não-renováveis , isto é , esgotáveis , causam sérios impactos ambientais à natureza , resultando na sua devastação e contribuindo para o agravamento de problemas ambientais já conhecidos por todos , como o aquecimento global e destruição da camada de ozônio , por exemplo 
 Enquanto a energia resultante de fontes renováveis é utilizada em apenas 8,5 % do mundo ,  os combustíveis fosséis  representam  cerca de 85% da energia utilizada no planeta .
 A humanidade apresenta um grande desafio à sua frente , a busca por fontes alternativas de energia limpa e renovável , que substituam a energia obtida a partir do petróleo que tanto polui o meio ambiente e que não durará para sempre. 
 No planeta já existem mais de 7 bilhões de pessoas e a partir do momento em que houve um grande crescimento populacional  , a demanda pelo consumo de energia  tende a aumenta na mesma proporção e consequentemente a necessidade por mais energia elétrica resultará na necessidade de se construir mais usinas de energia . 
 O homem desde tempos remotos foi se aperfeiçoando tecnologicamente , o que contribuiu para que nos dias atuais , fosse possível a utilização dos recursos naturais oferecidos pela natureza , como o a luz solar (energia solar),  o vento (energia éolica) , o calor no interior da terra (energia geotérmica) como fontes de energia limpas e renováveis , que surgem em meio a um cenário pessimista sobre a existência do planeta.
               Petróleo .
  Óleo mineral resultante da mistura de hidrocarbonetos de coloração escura que se encontra no interior da  Terra .  
 O petróleo se formar a partir da decomposição da matéria orgânica no subsolo terrestre ou marítimo . Quando o petróleo é extraído  do subsolo ele é  levado para refinarias de petróleo onde é separado dos seus subprodutos , são eles : querosene , óleo diesel , parafina , gasolina , que aumentam ainda mais o valor desse líquido cada vez mais precioso no mecardo econômico , logo não é difícil sabe por que vários territórios entram em constantes guerras , pelo domínio dessa verdadeira mina de ouro chamada petróleo .
 É  uma fonte energética não renovável e umas das que mais gera poluição quanto à sua utilização .
 O petróleo como fonte na geração de energia é utilizada  em 40% do mundo . No Brasil são consumidos diariamente 85 barris de petróleo por dia .
 O primeiro poço de petróleo do mundo foi descoberto em 1858 nos Estados Unidos , Pensilvânia .  No Brasil a descoberta do petróleo só teve inicio em 1939 , quando foi descoberto óleo em Lobato (Bahia) . Mossoró cidade localizado no Rio grande do norte é a maior produtora de petróleo em terra do Brasil . O Brasil é o nono maior produtor de petróleo e o sexto maior consumido  de petróleo do mundo .


 Fotos de acidentes envolvendo derramamento de petróleo , que causam sérios impactos ambientais , sejam eles com a poluição do ar ou com a poluição das águas que interferem no ciclo de diversas espécies marinhas, que acabam morrendo por contra da grande quantidade de óleo que fica acumulado nas águas .
                             Gás natural .
  O gás natural é a fonte energética utilizada em mais de 25% do mundo . É resultado da união de vários  hidrocarboneto , (como átomos de carbono e hidrogênio que se unem em uma ligação química  dando origem ao gás natural ) , é  constrítuido pelo gás metano cerca de 70% e nitrogênio , oxigênio e enxofre em menor porproção . Sendo formado quando materiais orgânicos acumulados em rochas durante milhares de anos entram em estado de decomposição . 
 O gás natural pode ser encontrado no subsolo junto ao petróleo , pois o processo de formação do petróleo e o gás natural é  basicamente o  mesmo.

O gás natural é muito utilizado como fonte de energia nas indrústias , em veículos e em residências . O GNV  (gás natural veicular) tem sido  bastante usado como combustível para veículos , mais até que a gasolina e o álcool por ser mais barato .
 Uma das grandes vantagens da utilização do gás natural como fonte energética está no fato de que  o gás natural é menos poluente que o petróleo e o carvão mineral e suas jazidas pode durá até 60 anos .
                       Carvão mineral .
 O carvão mineral  é  uma rocha combustível de cor preta ou marrom , que se forma a partir da fossilização de materiais orgânicos como a madeira .
 É o combustível fossél  mais abundante , existente na superfície terrestre . É encontrado em jazidas localizadas no interior de superfície terrestre e retirado dessas jazidas pelo sistema de mineração .
 É composto por : carbono , hidrogênio , enxofre e cinzas .
 Começou a ser usado em larga escala na época da revolução indrústial , quando era utilizado na geração de energia para movimentar locomotivas à vapores .
 As reservas de carvão mineral podem durar 2 séculos . As  maiores reservas de carvão mineral do Brasil estão localizadas nos estados de Santa Catarina , Paraná , São paulo e Rio grande do sul . 
 A grande desvantagem em relação a utilização do carvão mineral , é que seu uso gera grandes índices de carbono , o que torna o carvão mineral um dos combustíveis fosséis mais poluentes existente no mundo . 
             Vídeo sobre o carvão mineral e gás natural .
 
                                    Biocombustíveis .

 É um material biólogico , que quando em combustão gera energia para realizar trabalhos . São fontes renováveis de energia , cujos os níveis de poluição são inferiores se comparados á os de outros combustíveis fósseis , porém são extremamente poluidores causado impactos ambientais .   
 Os biocombustíveis são produzido a partir de vegetais como o milho , mamona , girassol , cana-de-açúcar, soja , da matéria agrícola e matéria orgânica e pelo aproveitamento da biomassa.
  O Brasil possui muitas terras cultiváveis para plantação de milho , soja , entre outros vegetais , permitindo assim a produção em grande escala dos biocombustíveis , uma das grandes desvantagens da produção dos biocombustíveis é que os produtores agrícolas tem deixado de produzir alimentos de consumo humano para produzir os vegetais que dão origem aos biocombustíveis .
 Dentre os principais biocombustíveis podemos destacar : o bioetanol, o biodiesel , o biogás e a biomassa . 
 Os biocombustíveis apresentam grande utilidade em nossas vidas , pois podem ser utilizados como combustíveis para carros , caminhões e tratores.

   Gasolina de algas , o combustível verde . 

 ´´Os cientistas estão desenvolvendo sistemas que permitam obter óleos vegetais de diferentes espécies de algas marinhas , para a produção de biocombustíveis a partir dessas algas . Muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas nesse campo , para que seja possível produzir diversos combustíveis  de origem biológica ou biocombustíveis a partir desses óleos vegetais . Como alternativa aos cada vez mais escassos hidrocabonetos de origem animal .``( site yahoo - sistema de notícias )
         Tipos de biocombustíveis .
                Biomassa .
 É formada por substâncias de origem orgânica . Fonte de energia limpa e ao contrário do carvão mineral e petróleo é uma fonte energética renovável , que gera baixos índices de poluição e que existe em abundância . Os Produtos derivados da biomassa são eles lenha , biogás , bioetanol , óleo vegetal e biodiesel . A geração de energia atrávez da biomassa contribui para a diminuição do efeito estufa e aquecimento global .
                 Biogás .
  O biogás é um biocombustível , ou seja , uma mistura de vários gases sendo constrítuido principalmente de gás metano . Se forma a partir da decomposição da matéria orgânica em aterros sanitários .
 O biogás pode se utilizado na geração de energia elétrica , combustível para veículos e gás de uso doméstico .
                Biodiesel .   
    Éter metilíco , o biodiesel pode ser frabicado a partir da soja , algodão , mamona , girassol , etc . É utilizado como combustível para motores  à diesel , liberando baixos índices de gases poluentes no ar .
         
Álcool .
  O álcool pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar , beterraba , milho e do eucalipto . A utilização do álcool , como fonte de energia é mais frequente em motores de veículos .
 Como combustível de veículos o álcool , apresenta grande vantagem de ser menos poluente que a gasolina.           Acompanhe a seguir um video sobre os biocombustíveis .

Fontes energéticas limpas e renováveis. 
                    Energia solar .
  É a energia proveniente do sol , obtida a  partir de qualquer tipo de energia luminosa . É a fonte de energia que apresenta inúmeras vantagens quanto a sua utilização , pois é uma fonte energética totalmente limpa e renovável , uma vez que existe em abundância em nosso planeta e sua utilização não causa qualquer tipo de poluição ao meio ambiente, embora não exista energia 100% limpa e sem custos ambientais .
 Entretanto uma notícia desanimadora referece ao fato de que a sua utilização no mundo é bastante pequena , por que os custos que envolvem sua confecção e construção ainda não são viáveis , assim os benefícios ainda não superam os custos , fazendo com que sua utização em grande escala   fique adiada para as próximas décadas .
  Para obtenção de energia a partir do sol , é necessário que a radiação solar seja captada por grandes paínes de células fotovoltaícas , onde a radiação ao atingir as células  é convertida em calor , gerando assim  eletricidade .
 A energia solar é utilizada principalmente em regiões secas e ensolaradas, aréas que apresentam grande potencial de geração de energia a partir do sol , como Israel , país no qual 70 % das casas possuem coletores de energia solar, em função das altas temperaturas .
                             Energia éolica .
É a energia obtida a partir do vento . Assim como a energia solar é uma fonte energética inesgotável que não gera poluição . No Brasil existem 10 usinas éolicas em funcionamento . Para obtenção de energia éolica grandes hélices de até 10 metros de altura com pás rotores são instaladas em áreas abertas , onde os ventos são regulares , e é o movimento dessas grandes pás rotores que converte o vento em energia, sem que aja qualquer tipo de degradação do ambiente .
 Embora seja uma fonte limpa de energia  e renovável, os cultos também são muito altos o que contribui para que seja um tipo de energia pouco utilizada , porém a medida que  essa energia se difundir pelo mundo , ela se tornaria mais viável .
 O maior centro de energia  éolica do Brasil , é o parque de Osório , no Rio grande do sul .
                Energia geotérmica . 
 O calor existente no interior da superfície terrestre também é uma fonte de energia . Esse calor é transformados nas usinas geotérmicas em eletricidade . A grande vantagem da utilização do calor no interior da terra na geração de energia é que gera pequenos índices de poluição , além de se uma fonte de energia limpa .
                                     
Vantagens e desvantagens das usinas hidrelétricas , termoelétricas e termonucleares.

  Usinas hidrelétricas .  

  A energia hidráulica é mais utilizada no Brasil , em função da grande quantidade de rios existente em nosso país .
Nas usina hidrelétricas a água represada em grandes lagos artifíciais  , é utilizada para movimentar turbinas que fazem funcionar geradores de elétricidade , onde a energia cinética é transformada em energia elétrica que utiliizamos em nosso dia-a-dia.
 Vantagens : dentre as inúmeras vantagens oferecidas pela utilização de energia proveniente da água podemos citar ,  que é uma energia limpa , uma vez que não envolver qualquer tipo de queimada de combustíveis fósseis para obtenção de energia , não causado poluição na atmosfera , além de ser uma fonte barata de energia .
 Desvantagens: para construção dessas usinas é necessário a desapropiação de extensas aréas , derrubar florestas para abrir passagem para sua construção , com as inundações das florestas , as árvores sumersas  geram gases tóxicos .
 O Brasil atualmente vem estudando a possibilidade de instalar uma usina hidrelétrica no rio Amazonas que apresenta um grande potencial de geração de energia elétrica , o que causaria um enorme impacto ambiental , visto que , a floresta Amazônica apresenta uma grande bio diversidade de fauna e flora .
 Usinas termoelétricas .
  Nas usinas termoelétricas , o calor resultante da queima de combustíveis fósseis aquece um caldeirão com água e o calor resultante do aquecimento da água movimenta turbinas que fazem funcionar geradores de eletricidade .
 Vantagens : as usinas termoelétricas utilizão o gás natural que polue menos que o petróleo e o carvão mineral para geração de eletricidade .
 Desvantagens: o alto preço do combustíveis  é desfavorável , os impactos ambientais com a poluição , o aquecimento das águas , os impactos na construção de estradas para levar o combustíveis até as usinas . Assim pode-se perceber  que as consequências superam os benefícios .
 Usinas termonucleares .
  A fissão , ou seja a quebra , a divisão do núcleo do átomo, partir da queima do urânio aquece um caldeirão com água , a e o vapor resultante do aquecimento da água movimenta turbinas que fazem funcionar geradores de eletricidade .

 Vantagens : se comparadas á as usinas termoelétricas a emissão de gases poluentes é bem menor , apresenta grande potencial de produção de energia elétrica , apresenta baíxos custos com construção e operação se comparadas as usinas hidréletricas .
 Desvantagens : quando entra em operação acaba gerando resíduos tóxicos  , prejudiciais a nossa saúde quando nos espomos a eles , causando inúmeros impactos ao meio ambiente , sem falar nos ricos de acidentes nucleares , que podem matar centenas de pessoas ocasionando mutações , alterações no material genético do indivíduo ou até mesmo cancêr ,  como o acidente nuclear que já ocorreu em Chernobyl.
         Desastre nuclear de Chernobyl .
 Um dos desastres nucleares mais conhecidos do mundo é desastre nuclear de Chernobyl (Ucrânia) , que ocorreu em abril de 1986.
  ´´O mais grave acidente nuclear ocorrido no mundo deu-se na noite de 25 para 26 de abril de 1986 .Um dos quatros reatores da usina nuclear de Chernobyl  , explodiu , causando vazamento de resíduos nucleares do seu núcleo na atmosfera.``
 E como resultado dessa grande explosão nuclear , foram registados aproximadamente o número 56 pessoas mortas imediatamente . E como consequência , de uma gigantesca nuvem radioativa , toda região situada num raio de 30 kilômetros da usina de  Chernobly teve que ser evacuada.
 Anos mais tardes as regiões próximas a antiga usina de chernobly viriam a ser torna uma cidade fantasmas , cujas imediações estão inabitadas  atualmente . 
 A população da região onde ocorreu o desastre nuclear , ainda sofre com doenças causadas pela radiação ao qual foram submetidas , como muitos casos de leucemia e mortalidade infantil .
 O desatre nuclear de Chernobyl , levantou uma grande pergunta , será que estamos preparados para algum dia infrentar uma situação como essa ?
 Acompanhe a seguir , um video sobre o acidente nuclear de Chernobly e veja os ricos da energia nuclear .

Como viver de formar sustentável sem agredir o nosso planeta .
  As nossas ações no nosso dia-a-dia geralmente geram  grandes agreções ao meio ambiente . E quais ações são essa?
 São elas queimadas que liberam gases poluentes para a atmosfera , jogar lixo nas cidade que demorão anos para se decompor , optar por andar de carro que polui o meio ambiente ao invés de andar de bicicleta que não polui o meio ambiente , despediçar água um recurso natural cada vez mais escasso , entre outras .

- Opeter pela utilização do  transporte coletivo  , deixando sempre que possível seu carro na garagem . Os veículos são responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes que tanto contirbuem para o agravamento do aquecimento global e efeito estufa e ainda agrem perjudicando a qualidade do ar que respiramos . Utilize também a bicicleta para passear e fazer pequenos trágetos , assim sem a utilização do automovéis  , além de ser mante  saúdavel fazendo exercícios você contribui não poluindo o meio ambiente e não contribuindo para o consgestionamento no trânsito das grandes metrópoles . 
- ´´Economizar água não é apenas uma formar de economizar dinheiro , mas sim uma forma de diminuir os efeitos causados pela escassez desse bem cada vez mais precioso `` . Se você é do tipo de pessoa que costuma gastar horas no banho ai vai uma dica : reduzar o tempo do banho para o mínimo 5 minutos , quando estiver se ensaboando desliguer o chuveiro , aproveite a hora do banho para fazer xixi , assim você gera uma grande economia de água  , que no final do mês se refletirá em sua conta d´água , que  ficará mais barata . 

- Utilize papel somente para o que for necessário , evitando assim o gasto desnecessário . Sempre dê preferência a utilização de papel reciclado . Quanto menos papel for usado menor será o número de árvores desmatadas .

- A sociedade consumista  brasileira é responsável pela produção de toneladas de lixo diariamente . Umas das soluções para esse problema é a reciclagem ( processo pelo qual determinados objetos como garrafas PTES , vidros , enlatados de metal , caixas de papelão passam por transformações para virarem objetos úteis as nossas vidas  ), esses materiais como papel , plásticos , vidros e metais , quando não tem destino certo demoram anos para se decompor, isto é , sumir . Promova a coleta celetiva . E todos materias recicláveis que você tiver na sua casa dê para cooperativas que trabalham nessa aréa , assim você contribui aumentando a oferta de emprego aos catadores e dando um destino cetro aos materias e demorariam anos para se decompor em lixões .
- Quando estiver fazendo suas compras , utilize sempre sacolas oxi-biodegadáveis que demorão aproximadamente 18 messes para se decompor ,  ao invés das demais sacolas plásticas que demoram anos para se decompor .

- utilize em sua casa lâmpadas fluorescentes que são mais frias e não geram  , mesmo sendo mais caras que as lâmpadas comuns  , as
lâmpadas fluorescentes duram 7 vezes mais que as lâmpadas incandescentes que geram calor próprio e seu gasto é muito elevado , assim no final das contas você descobrirá que as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as incandescentes .
  Devemos refletir sobre nossa ações para com o meio ambiente antes que seja tarde de mais ! O planeta precisa de nossa ajuda . Faça sua parte ! Nossas ações podem mudar o rumo do planeta , pense nisso ! Resiviser seu modo de vida e opter pela sustentabilidade . 

   Obrigado por prestigiar meu blog com sua visita!
 Considerações finais : foram tomados como sites bases para minhas pesquisas do blog Wikipédia , Sua pesquisa e yohoo notícias .
  Os vídeos foram retirados do you tube . 
  As figuras foram retiradas de sites a parte .
Edição do blog dedicado a todas pessoas que lutam por um mundo melhor e pela sustentabilidade e também aos meus amigos do facebook do psol .
Visitem também esse excelentes blogs dos meu amigos .
http://www.mundodicas.com
           presoporfora.blogspot.com 
           maismonografia.blogspot.com

Post Relacionados

fontes alternativas de energia , possiveis soluções para o gasto desmasiado de energia elétrica. Alex Silva Rating: 5 quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue!
    Vou recomendar a sua consulta aos meus alunos de Área de Integração, dado que estudamos algumas das temáticas aqui abordadas.

    ResponderExcluir
  2. muito grato , amigo , no entantro só faça minha parte como cidadão .

    ResponderExcluir
  3. Tome cuidado com os erros de concordância e com a frases entre plural e singular. Parabéns pela sua realização.

    ResponderExcluir
  4. muito longo e tambem te muito erro de portugues mas parabens

    ResponderExcluir